quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Peixe betta doente - Saiba que cuidados tomar !!!

INTRODUÇÃO
O Betta Splendens, assim como todos os peixes de cativeiro, está sujeito à uma série de doenças, principalmente transmissíveis. Por isso todo criador deve ter em mente que o maior aliado da saúde do betta é a higiene preventiva. Por que é mais fácil evitar doenças do que curá-las.
Prevenção / Profilaxia
A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças.
Regra : Não se usa preventivo em peixes saudáveis
(Colocar uma gotinha de anti-fungo pra peixe não ficar doente é estupidez!)
Quarentena
A primeira de todas as medidas profiláticas é fazer a quarentena de peixes e plantas adquiridos. Os peixes e as plantas devem ser primeiramente desinfetados numa solução de permanganato de potássio(eu uso labcon clean). Depois, os peixes devem ser colocados num aquário de isolamento por um período de 28 dias e só então colocado no aquário. Caso não tenha apresentado nenhum sintoma de doença.
Desinfecção
 Outra questão importante é a desinfecção de aquários e redes. As redes podem ser desinfetadas com em uma solução de água/cloro numa proporção de 20/1(vinte partes de água por uma parte de cloro.), por um período de uma hora. Depois deste processo a rede deve ser bem enxaguada afim de retirar qualquer resíduo de cloro.
 Aquários e betteiras devem ser desinfetados usando o mesmo processo descrito acima. No entanto antes de serem reutilizados devem ficar expostos ao sol, numa solução de água(sem cloro) e sal grosso(1colhe de sopa/L). Afim de eliminar qualquer resíduo de cloro que possa ter sido absorvido pelo silicone.
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS E OUTROS PARASITAS
Protozoários são pequenos seres formados por uma única célula. Podem apresentar duas fases no seu ciclo de vida: a forma de cistos e a forma livre-natante. Na maioria das vezes eles se manifestam quando ocorre uma queda brusca na temperatura da água.
Ictiofitiríase
Nomes comuns: Íctio ou Doença dos Pontos Brancos (Matador de alevinos Nº1)
 É causada pelo protozoário Ichthyophthyrius multifiliis, que normalmente se manifesta quando os peixes são submetidos a quedas bruscas de temperatura. No estágio inicial da infestação o peixe se esfrega no fundo e nos objetos de decoração do aquário. As nadadeiras ficam mais fechadas, ocorre perda de apetite e a respiração se torna ofegante. Surgem então pequenos pontos brancos espalhados por toda a superfície do corpo e nadadeiras. Este ectoparasita apresenta um ciclo evolutivo onde os indivíduos alojados sob a epiderme do peixe (trofozoítos) evoluem até alcançar a maturidade. Posteriormente abandonam o corpo do peixe para se alojar no fundo e/ou se fixar nos objetos do aquário e assim iniciar um processo de reprodução através de várias divisões. Um indivíduo maduro gera milhares de novos indivíduos (tomitos), os quais evoluem para uma forma livre nadante (terontes), forma infestante da doença.
Todos os medicamentos destinados ao combate deste ectoparasita somente conseguem eliminá-lo quando este encontra-se na fase livre nadante, ou seja, na fase de teronte. Portanto, para se erradicar esta parasitose do aquário é preciso que o medicamento esteja ativo durante todo o ciclo de vida do parasita, para combatê-lo quando este estiver na fase de teronte.
Um detalhe importante é que a velocidade deste ciclo é extremamente influenciada pela temperatura. Enquanto um ciclo de vida se completa em 35 dias a 10 ºC, este mesmo ciclo terá duração de 2 dias se a água for mantida a 27 ºC.
Quando a água atinge 32 ºC a reprodução do parasita é prejudicada. Aqui está então um recurso de manejo aplicável durante o tratamento da ictiofitiríase. A elevação da temperatura para a faixa compreendida entre 30 e 32 ºC, aumenta a eficiência dos medicamentos levando ao desaparecimento dos sintomas de forma mais rápida.
Tratamento: Temperatura em 30/32º e uso de parasiticida.
Oodiniose
Nome comum: Doença do Veludo. (Matador de alevinos Nº2)
Causada pelo protozoário Oodinium pilullaris. Este protozoário também costuma se manifestar quando ocorrem quedas bruscas de temperatura. Falta de apetite, emagrecimento, respiração ofegante, perda de equilíbrio e numerosos pontinhos dourados conferindo ao peixe uma aparência aveludada, são os principais sintomas desta doença. Ela é muito contagiosa e espalha-se rapidamente no aquário. Seu ciclo de vida é semelhante ao do protozoário causador do Íctio. É comum constatar sintomas de asfixia nos peixes infectados.
Tratamento: Parasiticida associado com fungicida.
Costiose
Nome comum: Costia.
Pode ser causada pelos protozoários Ichthyobodo sp. (Costia sp.), Chilodonella sp., Cylochaeta sp. e Brooklynella sp. entre outros. Os peixes apresentam o corpo com aspecto esbranquiçado ou nebuloso, falta de apetite e presença de ramificações vermelhas nas nadadeiras.
Tratamento: Parasiticida associado com fungicida.
Olhos Embaçados ou Dactylogirose
Causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogirus sp. e Gyrodactylus sp. Os peixes apresentam os olhos cobertos com uma espécie de névoa, inchaço das brânquias, respiração ofegante, falta de apetite e outros sintomas associados às infecções por fungos ou bactérias.
Tratamento: Parasiticida associado com fungicida.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Olhos Inchados (Pop-eye)
Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado" e fosco. É uma doença causada pela má qualidade da água. Não é uma doença fatal, nem contagiosa e é de fácil tratamento. Ocasionalmente o peixe pode perder o olho afetado.
Tratamento: Troque 100% da água - Use um antibiótico. 

Hidropsia
A Hidropsia não é uma doença, mas um conjunto de sintomas e sinais que surgem no decorrer de certas doenças. Ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele dos peixes, com conseqüências para todos os seus órgãos. Quando isto ocorre, o nível de proteínas do sangue diminui muito, o sangue se dilui, fica aquoso. Ocorre insuficiência dos rins e do coração do peixe. Ele não consegue eliminar água de seu organismo. Incha. As escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam.
Tratamento: O início imediato do tratamento é essencial. Quanto mais cedo se iniciar, melhores as chances de o peixe reagir. Contra a inchação do peixe, em si, para ajudá-lo a eliminar água, pode-se tentar o uso do sal grosso. Antibióticos indicados são Aureomicina (clorotetraciclina) 25mg/L. Terramicina (oxitetraciclina), 50mg/L,em banhos de 24 a 72 horas, renovando-se a solução se estiver dando resultado. Cloromicetina (cloranfenicol),também é usada na mesma dosagem e tempo que a Terramicina.
Fungo na Boca (Cotton mouth)
Apesar do nome, normalmente é causada pela ação da bactéria Flexibacter columaris . Possuí como característica a presença de pequenos filamentos ou tufos de algodão formando uma grossa camada ao redor da boca. É comum a ocorrência simultânea de fungos.
Tratamento: Uso de antibiótico associado com um fungicida.   
DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS
Possuem como característica o surgimento de estruturas presas aos peixes semelhantes a tufos de algodão. São consideradas doenças oportunistas que se manifestam quando ocorre uma queda na qualidade da água, responsável pela queda no sistema imunológico dos peixes, tornando-os suscetíveis à doença.
Doença do algodão ou Saprolegniose
Causada principalmente pelos fungos Saprolegnia sp. , Achlya sp. e Ichthyosporidium sp. . O peixe apresenta tufos semelhantes a algodão na superfície do corpo ou nadadeiras. Muitas vezes pode haver perda de escamas.
Tratamento: Uso de fungicida.                
DOENÇAS CAUSADAS POR ALIMENTAÇÃO INADEQUADA
Problemas de bexiga natatória


Bettas com problemas na Bexiga Natatória nadam com dificuldade e tem problemas em se manter na horizontal. Podem ficar no fundo, nadando por espasmos para chegar à superfície. Podem também ficar sempre na superfície como que "boiando". A causa é a alimentação; má qualidade, pouco variada e (ou) em excesso. Ração em "bolinhas" é o agente nº1 deste problema. Também é um problema muito comum em alevinos de 4/8 semanas que comem apenas nauplios de artêmia. O betta deve voltar ao normal normalmente (principalmente os filhotes), porém em alguns casos o problema é irreversível.
Tratamento: Mudar a dieta. Se possível oferecer alimentos vivos, patês, etc. Evitar as "bolinhas". É interessante colocar o betta em recipiente com poucos centímetros de água. No caso dos alevinos deve-se adquirir algum alimento alternativo(ex.: microvermes). Interromper os nauplios por alguns dias.
Constipação
A causa é a alimentação; má qualidade, pouco variada e(ou) em excesso. Ração de "bolinha" é o causador nº1.
Tratamento: Mudar a dieta. Se possível oferecer alimentos vivos, patês, etc. 



DOENÇAS CAUSADAS POR PH INADEQUADO
Água muito ácida
Nadadeiras fechadas, escamas eriçadas, natação irregular, tremores.

Água muito alcalina
Perda de brilho nas escamas, respiração ofegante junto à superfície. Pode haver perda de escamas.

fonte: http://www.zoopets.com.br/bettas/doencas.htm                           


105 comentários:

  1. Adorei o blog, esclareceu bastante minhas dúvidas em relação a morte dos meus 3 peixes bettas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxamtbm perdi uns 3,mas hoje fiquei super triste.Eu sabia um pouco sobre o problema de fungos,mas o meu,q infelizmente veio infectado,estava bem.Não sei a qual espécie ele pertence,até pq vi nadadeiras q pareciam filamentos c parasitas.Não sabia,mas além do meu ter morrido,por duas causas,ou 3,a temperatura,ele ficou mto tempo oscilando,nesse clima,a água esquentava e esfriava.Ele subia e descia.Mas tudo bem,era espertinho e eu pensei q ele fosse um bicolor de cauda ramificada.Que nada,era fungo.Perdi meu lindinho hoje,má alimentação e a temperatura.Eu queria saber se esse cloro serve p beteiras comuns.Cansei de perder meus betas.Sempre tive e a última durou 1 ano e meio.

      Excluir
    2. Esqueci,mas esse cloro,é o que se usa,para fabricar candida?Fiz curso de cosmética e produtos de limpeza,pq se for,eu disponho.Eu fiquei tão nervosa,q ia estourar a beteira,amo animais,e sempre tive betas.Não sei,mas acho q os pets e locais sem higiene deviam ser proibídos de vender os betas.Vi aquários,c mtos contaminados,pq se um está naquela água,c certeza,os q aparentemente não estão ainda c sinais,morrerão.Compraram e me deram um pobrezinho doente,que raiva...Eu não sabia o q fazer,agora q ele se foi,quero saber tudo.Agradeço os esclarecimentos,q não se acha por aí.Até pq nos pets,mtos nem sabem a diferença de um macho e fêmea,pedi fêmea,mas conheço.Fui duplamente enganada,pedi uma fêmea e q não trouxesse se as nadadeiras tivessem escamas ou algo anormal,mas não escolhi ,não fui pessoalmente.Eu vou esperar mais um tempo.Sinto falta dele...

      Excluir
    3. Esquece,eu acabo de tentar comprar mais um e veio doente.Não dá,sugiro q a venda se limite só para quem entende e estou boicotando pets,não quero mais ter bettas,me faz sofrer e o abuso dessa crueldade merece denúncia,não precisam mais responder,gastei demais e nada vai trazer de volta,mais um...não quero mais...

      Excluir
    4. AH E AGRADEÇO PELA FALTA DE ATENÇÃO,OU SERÁ Q NÃO ESTOU VENDO BEM?ESSA PÁGINA PAROU?DESCULPE SE ME EXPRESSO DE MODO DURO,MAS A SITUAÇÃO É DE´RIA E OS ATÉ DEPENDER DE UMA DICA,SE´RIA,O S BETTAS AQUI,INCLUSIVE O MEU,JÁ ESTARÃO MORTINHOS.SAIO EM PAZ,MAS A INDIGNAÇÃO NÃO DARÁ A SALVAÇÃO P O MEU BETTA,FIQUE CURTINDO QUEM QUISER,SAINDO...

      Excluir
  2. a foto de uma das doenças está igualzinha ao meu peixe. Cloranfenicol já!!! muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. meu peixinho betta esta com essa doença ele é macho seu olho esta inchado e em sima da sua cabeça já esta toda comida por causa do fungo,ele também esta sego :( não come uma vez quando cheguei em casa ele estava deitado nas pedras achei que ele tinha morrido mai não .Agora coloquei bastante remédio para matar essa praga de fungos e gostei muito da pesquisa que vocês fizeram e fiquei triste pois meu peixinho betta é dificilíssimo de se curar
    Minha carinha =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu peixe: Whindersson esta com ictio desde que eu comprei que remedios compro onde vende, quero salvar meu peixe ;(

      Excluir
    2. Entendo.Perdi uns assim,é mto difícil ,mas não deixe de tentar aliviar seu sofrimento.Caso não consiga,siga os processos p desinfectar,e o jeito,é quem um filho,adote outro.Tive vários e hoje perdi um,estou inconformada,ele era lindo...São inteligentes,ah q tristeza,passo e parece q o vejo deitadinho e pulava p pedir comida.Desculpem,mas amo animais,aqui tem quase tudo,felinos,jabuti,pássaros,só não tem um cãozinho,o meu faleceu faz anos e meus felinos dão mto trabalho,são 3 tigres,e brigam entre si,tenho q dar atenção a todos.Não posso mais sustentar,por isso optei pelo beta.Sem sorte,viu...Meus sentimentos.Ninguém entende,mas eles não são ornamentos,são seres q me alegram e minha Zulu,q durou mais de 1 ano,dormia na minha mão,dentro do aquário,e c luvas,claro.Sabia q era amada...Sou maluca mesmo...

      Excluir
  4. bem estou realmente triste meu peixinho betta também esta com essa doença mais já estou com todos os remédios e MÃOS A OBRA =]

    ResponderExcluir
  5. boa noite quero muito uma ajuda meu peixe betta esta doente mas ele ñ se enquadra em nenhuma destas doenças ou pelo menos eu acho, ele esta com a parte da calda parecendo q é um caroço bem esbranquiçado parecendo uma contipação só q na parte da calda o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tb está com um caroço mas é no corpo o que faço?

      Excluir
  6. bom dia eu queria saber o que fazer quando a agua esta muito alcalina

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu to triste aki pq o meu beta ta com as escamas abertas e uma respiraçao muito tensa...
    O que eu poderia fazer por ele quais os medicamentos, quantidade, em fim , oq ue fazer para nao perdê-lo???

    ResponderExcluir
  8. ola meu beta ta muito estranho =( to muito preocupada... ele não que mais comer, ele ta meio desbotado e o pior que me deixou super triste, eu reparei que as caldas dele esta se "desfazendo"!
    me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu peixe betta tambem esta com a calda se desfazendo,e ele ta com a doença do algodão :(

      Excluir
    2. O meu tbm :'( so que acho q é pq a agua ta mt alcalina e não sei o q fazer :'(

      Excluir
  9. boa tarde!!!
    meu Betta esta perdendo a cor, as escamas parecem aberta e ele esta com muita dificuldade de nadar, ele se esfrega no fundo do aquario e sobe esporadicamente para pegar ar, e depis fica soltado bolhas no fundo do aquario, o que isso poderia ser?? é reversível?? ele ta agonizando parece.... alguem me ajuda?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser tipo o meu, má alimentação. em alguns casos é inrreversível, mas o meu é ao contrário ele fica paradao na supeerfície e com a calda meio colada

      Excluir
  10. Obrigada pelas dicas!
    Meu peixinho Beta esta com Hidropsia, e eu ja estou começando o tratamento!Só gostaria de saber se sal grosso faz mesmo bem a ele...
    *Mas valeu gostei desse blog e amei a pesquisa (:
    by:Nicki

    ResponderExcluir
  11. Meu Betta está com uma bolsa de sangue em um dos olhos, e com o olhos bastante inchado, ele parece estar cego, não come e fica parado o tempo todo.. estou usando um Antifugicida e parece que não adiantou nada. o que fazer?

    ResponderExcluir
  12. ooi o meu ta com bexiga natatória, tadinho fika só boiando e custa nadar, o q eu dou pra ele?? tenho medo dele morrer.

    ResponderExcluir
  13. tenho um mas nao sei se e macho ou femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se ele tem cauda grande e a femea tem as barbatanas pequenas e um ponto na barriga

      Excluir
  14. meu betta ta sempre no canto do aquario e com a cabeca para cima e nao se abre para ninguem nem para machos mas come o que acham que ele tem

    ResponderExcluir
  15. obg minha beta tava com hidropsia mas eu comprei oque devia eu talvez ela fique melhor pf ore por ela pq ela esta muito mal

    ResponderExcluir
  16. Meu betta ta com a doença do algodão,mas os "algodões" já sairam dele, mas ele ñ come direito e só nada para respirar, e ñ está reagindo ao espelho, eu coloquei o aquario dele perto de uma lânpada e agr a agua dele ta morna, e a ponta da calda dele está se desfazendo, me ajudem por favor! :/

    ResponderExcluir
  17. Gente, socoorro, ganhei dois Bettas , os dois eestão no mesmo aquário, porém o mesmo é dividido no meio, agora um deles está apresentando a doença do inchaço nos olhos. Gostaria de saber se ela é contagiosa, se o outro pode pega-la se permanecer no mesmo aquario ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, andei pesquisando, de fato pode sim contaminar, considerando que se trata de bacteria. O ideal é mante-los em dois aquarios.

      Excluir
  18. Gostei muito do blog! Bastante esclarecedor! Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  19. obrigado pela juda
    ma eu tenho uma pergunta sobre o que fazer com meu beta. ele está com um buraco enorme em cima da cabeça e um na barriga(e está dando pra ver a espinha)me responda como no meu e-mail: g-leles@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Gostaria de saber se vc pode me ajudar... Meu beta parece estar doente, ele está com a calda toda mucha, caída e desbotada e esta ficando sempre parado, muito desanimado.
    Ele não era assim, ele nadava o dia inteiro, começou quando troquei ele de aquário.
    Era um redondo, de 4L, e troquei para um quadrado de 5L, com metade da água antiga.
    Agora voltei ele para o aquário redondo, mas não esta melhorando.
    Você tem ideia do que possa ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também :/ , troquei de aquário... Só que também, ele pulou na hora e caiu no chão... =S

      Excluir
  21. Ola... estou mto preocupada com meu peixinho omar ja o tenho a tres anos ele eh todo azul ...e nunk ele ficou doente estou apavorada nestes ultimos dias apareceu algumas manchas verdes e nesta manha ele esta com o olhinho inchado e coberto com uma nevoa e abaixo uma bolinha branca como se fosse verruga... o q poço fazer... e o q pode ter causado isto... me ajudem ele ja eh membro da csa... sinto por estar assim...

    ResponderExcluir
  22. agora sei, o meu tá com problemas na baexiga natatória, só falta ser irreversível :(

    ResponderExcluir
  23. bom dia! o peixinho do meu filho só fica parado no fundo do aquario, só sobe para pegar comida e não apresenta nenhum destes outros sitomas citados acima.... o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  24. OI Eu não tenho blog, por isso estou escrevendo anônimo.
    Eu adiquiri um peixe beta macho vermelho, faz um semana e e três dias, eu troquei a água do aquário como fui orientada na Cobasi porém desde de ontem meu peixe não como as "bolinhas" e me parece que esta se desmanchando, pensei que ele estava comendo suas proprias nadadeiras..
    Enfim o que pode estar acontecendo? me de uma ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  25. Olá meu peixinho se chama pimpolho e ele está com problemas na bexiga natatória e constipação,bem eu não sei realmente o que fazer direito,eu amo muito ele e não quero que ele morra,preciso de algumas dicas de como começar o tratamento.

    ResponderExcluir
  26. Ola Boa noite! meu peixe está com POPEYE. minha maior preocupação é que nao ta comendo porque nao enxerga mais. COMO FAÇO PARA ALIMENTAR PEIXE CEGO???? grata

    ResponderExcluir
  27. meu betta não esta comendo e suas nadadeiras paresem estar coladas e ele tem dificuldade para nadar para baixo pois sua nadadeira aparenta estar dura e pesada e não sei o que fazer por favor me ajudem pois minhas filhas ficarião doentes se ele morrese.grata

    ResponderExcluir
  28. O meu peixe betta também está doentinho... está parado no fundo do aquário.. ou senão fica escorado na planta... não come a dois dias... já coloquei na água um remédio... mas a cor dele ainda esta estranha... o que eu posso fazer? Não queria perde-lo, ele é tão bonito...

    ResponderExcluir
  29. Já perdi dois peixes Bettas por causa da doença dos olhos inchados ,e acho que ele já perdeu a visão do olho afetado.Tenho medo dele não sobreviver porque não sei cuida muito bem dele e fico com medo de machuca-lo .Não tem um jeito mais facil de cuidar dele?

    ResponderExcluir
  30. agora é noite e meu betta está desde de manhã no fundo do aquario, nao sai de la nem pra pegar ar, nao come e fica jogado nas pedras com respiraçao ofegante. notei tambem que as escamas dele estao eriçadas e a nadaderira esta esbranquiçada e se desfazendo. o que eu faço? ou o que pode ser?

    ResponderExcluir
  31. Olá,minha fêmea beta está com inchaço nas brânquias junto com névoas e respiração ofegante ela só fica na superfice do aquário.ME AJUDEM O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  32. Comprei meu betta anteontem e ele desde que chegou nao come, coloquei-o em um aquario bem bonito e espaçoso, desconfio que esteja com costiose, mas as nadadeiras dele sao vermelhas, como posso ter certeza se ele esta doente?
    E como posso trata-lo?
    Ele n vai sarar sozinho?

    ResponderExcluir
  33. Olá.. meu betta está com o olho inchado e sem comer. Você disse acima que o tratamento é com a troca de água e antibiótico. Qual antibiótico seria? Aguardo contato, pois não quero perder meu peixe.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!
    Minha mãe comprou um betta a umas semanas atras. Eu comprei uma ração pra ele que chama sera bettagram, alguma coisa assim. No começo, quando ele me via, nadava bem rápido até a superfície pra comer, mas agora parece que ele não tá comendo. Hoje, fui vê-lo e suas barbatanas perderam um pedaço, tipo se desfazendo. Ele taça bem paradão, daí, coloquei água mais quentinha e agora ele tá nadando mas não comeu. Fui vê-lo agora e ele ta c vários pontinhos brancos, acho que eh bolhinha de ar... O q será que esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  35. meu betta morreu.Noite anterior ele fazia muito barulho e até estranhei.QUE PENA!!

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Percebi que meu Betta estar com um buraco logo abaixo da cabeça, entre a cabeça e sua nadadeira... E sim é literalmente um buraco, como se algo tivesse mordido e tirado um pedaço dele. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  37. Oh Meu Peixe Esta Com As Escamas Eriçadas E Esta Inchado ñ Consegue Sair Do Lugar Sera Que ele Vai Morrer?

    ResponderExcluir
  38. Semana passada (quinta-feira) eu comprei 3 betas...um macho e duas femêas! Separei eles em distintos aquários...Eu estava mantendo os aquários em cima da minha escrivaninha. Do nada hoje, quando eu estava na internet, comecei a reparar que uma das femeas não estava bem...ela ficava boiando de lado e caia...depois ficava parada...aí vinha a outra e cutucava ela...aí ela nadava muito rápido...antes disso também eu reparei que ela estava com um pontinho vermelho em uma das nadadeiras...mas depois sumiu...enfim, ela faleceu...quando eu fui colocar a mão na água eu percebi que a água estava quente...Os aquarios estavam em cima da minha escrivaninha de vidro...e essa noite eu tinha deixado o meu notebook ligado...e aconteceu também que hoje eu postei um video deles no meu facebook e falaram para mim que era melhor eu tampar o aquario porque eles podiam pular...e eu tampei com papel aluminio...No começo eu pensei que isso podia ter matado ela, mas depois de ler o site aqui eu acho que foi problema na bexiga natatória! No video ela aparece emabixo nas pedras...enquanto os outros estão em cima...acho que ela já estava apresentando isso...Já limpei os dois aquários e troquei a água...hoje não vou dar nada para eles, e amanhã cedo vou numa loja aqui perto de casa especial para isso! Meu aquário é o de globo...já falaram que é melhor eu trocar para um de beta quadrado, mas eu posso colocar em um aquario com uma divisórias para eles ficarem "juntos". Muito obrigada pela ajuda, gente!!!! Eu não quero que eles morram!!!

    ResponderExcluir
  39. a minha não come e nada com dificuldade .
    que pode ser?

    ResponderExcluir
  40. Meu betta estar com aparência muito triste fica parado no fundo só nada para respirar e com dificuldade,muito ofegante.o que serar que ele tem ,o que posso fazer para ajudalo? Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Meu peixe ele esta desbotado , com a brânquias inchada ,dificuldade de respirar e acho que esta cego ,e escamas abertas , oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  43. Por favor, me ajude! Antes eu dava ração em bolinha pro meu Betta, e ele comia normalmente, depois de um tempo parou de comer, até chegava a colocar na boca, mas em seguida cuspia, quando pesquisei as possíveis causas vi que podia ser a própria ração que eu estava dando, então comprei a Betta Min, da Tetra ele até comeu mas foi mt pouco, chegou a ficar 3 dias sem comer nada e agora está sem brilho, ficou bem magrinho e suas nadadeiras estão curtas, quando o comprei ele era bem azulzinho, e agora seu tom está esverdiado, e ele fica mt tempo no fundo do aquário parado, e aparenta estar tristinho. A pouco tempo coloquei algumas conchas, um coral, e pedrinhas no fundo do aquário, como já estavam a mt tempo guardados higienizei apenas com água. O Betta ñ costuma tomar sol, mas a temperatura é adequada para a sua espécie, por volta de 25 graus, eu troco a água uma vez por semana e a quantidade de alimento é a adequada. Por favor me ajude a descobrir o que ele tem!!! Eu amo esse peixinho como se ele fosse o meu próprio filho!!! Se ele morrer eu vou acabar ficando deprimida!!! Caso vc ñ responder entrarei em contato pelo celular, pois estou desesperada, e na minha cidade ñ há nenhum especialista para tratar do meu peixinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua burra! conchas deixam a água ácida!!!

      Excluir
  44. Adorei o Blog...já perdi 2 bettas machos com a doença que se assemelha e tufos de algodão nas nadadeiras e corpo..mesmo fazendo todos os procedimentos..onde pode estar a falha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ate ser o seu aquario espremente lavalo com cloro obs:retire os residos do cloro com deterjente lave varias veses e sek o aquario muito bem a deus

      Excluir
  45. hoje olhei o aquario do meu betta e ele nao estava la,procurei ele e o encontrei debaixo da estante. chorei muito por ter perdido ele.luto eterno.tutty little

    ResponderExcluir
  46. Meu beta ta com olho inchado antigamente ele comia bem agora ele deixa a comida cair no fundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também ta assim o nome dele é hector e ele tb só fica parado. Já troquei 100% da água mas antes de comprar qualquer remédio vou consultar o especialista.

      Excluir
  47. Tenho 2 bettas no mesmo aguario ki e separados com um vidro e claro! Mais um deles ta com as brânquias enchada de um lado saindo uma bolinha branca. Continua se alimentado nomal não tn mais sintomas. Só não consigo olha p ele sem me dar uma agonia de ve-lo com akela coisinha branca

    ResponderExcluir
  48. meu peixe esta saudável graças a Deus

    ResponderExcluir
  49. Queria parabenizalo pelo blogue voutari mais vezes, comprei uma Betta com bactéria no olho como na loja eles iam matala eu peguei e estou tratando em casa, muito obrigada pelas dicas e espero cada vez mais novidades, um grande beijo.

    ResponderExcluir
  50. Meu peixe betta está com problemas na bexiga natatória, estou muito preocupada e ele sempre comeu a ração de bolinha por que o dono da pet shop disse que era esse o alimento. Agora estou dando a ração de folinha, mas ele não come. O que eu faço? Por favor me ajuda, onde encontro os alimentos vivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o meu também esta com isso,tente dar 5 bolinhas apenas! Encontrei larvinhas de mosquito no meu outro aquario,e meu peixinho morreu,tome cuidado com isso também!

      Excluir
  51. Meu peixe esta com a mania de ficar boiando,será que estou dando muitas bolinhas? Ele fica desesperado quando chego da escola,e sempre quer mais comida,chega a pular toda vez que abro a tampa.

    ResponderExcluir
  52. O meu peixinho vive num aquário de 25x20x20.Deixo-o em 7,5 litros aproximadamente,com 19 cm de altura de água ( o aquário tem 25 cm de altura) para que o filtro funcione normalmente.É muito alto para que ele respire na superfície? Ele briga com a imagem dele refletida porque pensa que é outro betta.Isso é normal? Não é estressante,o que se pode fazer? Por favor me ajudem,eu gosto muito dele e não quero que sofra.

    ResponderExcluir
  53. Preciso da ajuda de vcs....
    meu Betta tem uns 9 meses que estou com ele....ele fica em uma betera, tem aquecedor, come uma ração de boa qualidade não é de bolinha, não tem perda de apetite, o pH da água fica em torno de 7,2, realizo a limpeza 1 vez por semana, coloco anticloro.
    há + ou - 6 meses ele nada com dificuldade, fica a maior parte do tempo no fundo do aquário, muito ofegante, sua cor está apagada esbranquiçado, seu apetite não teve alteração come muito bem, estou mantendo o aquário com água pela metade para ele não se esforçar muito.
    Já fiz tratamento com aqualife, bactericida, sal amargo e nada adiantou ele continua na mesma.
    Será que vcs conseguem me dar uma luz??? uma ajuda???
    faço de tudo pelo Quindin - meu betta.
    POR FAVOR RESPONDAM!!!!

    ResponderExcluir
  54. Meu peixe ele está muito tempo no fundo e com dificuldade de nadar tipo coisas que ele fazia n faz mais ele tá meio branco ele está perdendo a cor porfavor me ajuda

    ResponderExcluir
  55. E perda de cor? O que significa?

    ResponderExcluir
  56. Tenho um betta q apresentou hoje um buraco na nadadeira dorsal. Ele não tinha isso, mas também estava com uma fêmea. Isso é uma doença ou pode ter sido a fêmea que deu nele.

    ResponderExcluir
  57. Tenho um betta e ele está doente, provavelmente pela agua muito acida, as caldas estão fechadas, ele tá sem brilho, não nada e nem come direito... Hoje fui a loja e comprei anti-cloro instantâneo, mudei a ração para uma melhor... O que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
  58. amigo me ajuda por favor?tenho uma dragon red e ela fica se jogando contra o vidro,gosto muito dela e não quero que morra me ajuda?eu observei e ela não tem nada nela.

    ResponderExcluir
  59. ola...gostei muito do blog ,so gostaria de esclarecer uma duvida meu peixe esta com a doenca pop-eye ...gostaria de saber se preciso consultar um veterinario para fazer uso do antibiotico ?ou posso comprar em locais que vendem esses produtos em geral...obrigado

    ResponderExcluir
  60. Nao existe veterinario de peixe.
    Compre um fungicida e bactericida proprio pra peixes.
    Eu usava o da Atlantys, em lojas de animais que possuem parte de aquarios voce acha isso.

    ResponderExcluir
  61. é verdade que não pode da ração de bolinha pra os betta?

    ResponderExcluir
  62. Meu peixe está perdendo a cor, porém tem bastante apetite, sua raçã é a nutribetta, nadadeiras continuan vermelhas, apresenta despigmentações na cabeça. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  63. Ola, meu peixe se chama avatar, estou muito preocupada com ele . Hoje percebi que ele esta ficando papudo! Sera que tem cura ? O q eu posso fazer pra ajudar ele . Ele esta comendo normal e nadando tbm .

    ResponderExcluir
  64. ola,o meu peixe o azulão esta com um tipo de calombo branco no papo como apresentado nas fotos um pouco abaixo do olho dele esta um pouco branco,antes ele era bem serelepe nadava rapido e+,ele esta perdendo a cor esta ficando meio transparente agora não e mais azulão pelo jeito a cauda dele esta menor e as vezes ele nada e de repente vai caindo para o fundo do aquario:( S.O.S

    ResponderExcluir
  65. Minha peixinha Amora apresenta a doença. Pop- eye...
    Era bastante serelepe, nadava pra lá e pra cá o dia todo. Agora percecebe- se que ela està tristinha, não come direito, e sua calda vermelha continua da msm cor, mas parece que está se desfazendo.. sua calda está cada vez menor e mais fininha.....
    Já troquei sua água e coloquei o anticloro, portanto o antibiótico não sei qual o tipo e nem como aplica- lo..
    Por Favor me ajudem!! Amo muito a Amora o(╯□╰)o

    ResponderExcluir
  66. meu peixe betta azul pulou do aquario e ficou um tempo fora e depois que vi recoloquei ele no aquario mas ele ficou pretoe com os olho brancos e com as nadadeiras rasgadas uma semana depois ele morreu porque isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  67. Ictio pode matar um peixe betta azul?

    ResponderExcluir
  68. Ictio pode matar um peixe betta azul?

    ResponderExcluir
  69. Quero dar os parabéns ao autor deste artigo, e indicar o Peixe Betta Saudável - Manual Completo que ensina a como aumentar a vida do seu peixe beta até o dobro do tempo com mais saúde e energia.

    ResponderExcluir
  70. Meu beta está com um caroço na lateral superior , comprei um bactericida coloquei os dias da construção mas as escamas vão se abrindo e o caroço aumentando, será que é um câncer, ele está super esperto e pede comida sempre que me vê.

    ResponderExcluir
  71. Tenho um Betta com as cores: Azul,Vermelho hoje fui ao dentista ele estava bem quando eu voltei ele estava torto e no fundo do aquario com a cabeça toda verde não sei o que eu fiz de errado o que eu possa ter feito?

    ResponderExcluir
  72. obgd me ajudou muito estava preucupada com meu peixe betta mais agora não estou mais ja descobri oque aconteceu e agora vou cuidar mais dele

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde.. estou desesperadamente a precisar de ajuda com o meu beta .. a coisa de 3 semanas quando mudava a água reparei que as suas lindas barbatanas desapareceram o peixe para cê completamente esticado ( eu tenho algumas fotos se poder ajudar ) ainda não fiz qualquer tratamento pensei que se mudasse a água com mais frequência ele voltaria ao normal .. mas hoje reparei qje continua igual e a nadar de lado o que ainda me preocupa mais .. e da me impersão que a cauda esta a desaparecer. . Que devo fazer estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  74. Oi meu beta e azul ele esta com as pontas das madadeiras brancas como ja comprei assim nao sei se esta doente ou nao queriate mandar uma foto kkkk me ajude meus filhos amao este peixe nao quero q ele morra.

    ResponderExcluir
  75. Meu betta aparenta estar com o problema da bexiga natatória, eu tentei oferecer comidas novas, mas ele nem deu bola, só continuou boiando. Ele fica quase o tempo todo parado, mas as vezes nada em círculos, ainda de lado boiando :(

    ResponderExcluir
  76. Me ajude por favor.
    Tenho um Betta macho a 2 anos e ele está doente,come no máximo 1 bolinha por dia, esta com o rosto acinzentado, nadadeira fechadas e hoje descobri que a barriga dele tem uma bola que está acinzentada também é ele não está respirando direito. Como posso trata lo? Eu pesquisei e vi que a água mineral que eu usava pode ter deixado ele assim troquei pela água filtrada mais não adiantou. Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  77. Meu betta fico com o olho embassado e com uns pelinho, depois quando fui ver denovo tava sem os dois olhos, oque pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. boa tarde, a dois meses eu tenho um aquario duplo, dividido ao meio por uma divisoria de vidro transparente, com dois bettas machos, um de cada lado,
    deixar eles se vendo assim faz mal? estressa? um deles esta cm a cauda corroida, e sempre que esta crescendo as nadadeiras ele volta a destrui-las, fica mordendo a si mesmo e perseguindo a propria cauda, e agora a alguns dias percebi no outro alguns rasgos na cauda tambem. oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  80. qundo o rabo da beta fica duro com a cor de sangue

    ResponderExcluir
  81. Meu betta está perdendo a cor dele e ficando preto. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  82. Boa noite!!!
    Tenho dois peixes bettas num beteiro com divisória, é claro.
    Porém, percebi que somente um deles está aparentando apático, quieto, ficando no fundo do aquario e na parte da sua cabecinha está esbranquiçada e as nadadeiras estão murchas, se assim posso dizer. O Outro betta está ativo e bem danadinho rs... mas estou preocupada com o meu primeiro betta. Poderia me orientar por favor.

    ResponderExcluir
  83. Meu betta está com a cauda desmanchando não sei o que é, alguém me ajuda??

    ResponderExcluir
  84. Boa noite, comprei dois beta para as minhas filhas, e no dia que comprei qdo fui colocar no aquário um deles caiu, e dois dias depois notei ele estranho com uma das nadadeiras lateral mais parada e perto do corpo. Tou de 💔 cheia de pena dele. Andei pesquisando e tem nome de remédios conhecidos, porém, Não sei se é remédio humano ou próprios para peixe. Me ajudem por favor, pois não sei como lidar com essa situação pq eu não entendo por ser a primeira vez que lido com peixes. Desde já muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia, tenho um beta e a 3 dias atrás ele não tá comendo, já troquei a água e percebi q ele está tendo dificuldade em nadar e só fica no fundo da beteira ou na superfície flutuando como se estivesse paralisado, pesquisei na net e fiz o banho de sal grosso nele ontem, ele deu uma reagida só q não quer comer, vou trocar a ração pois ele come a de bolinha, onde acho ração em patê? Me ajudem, observa q pode ser?

    ResponderExcluir
  86. Dar larva de mosquito e prejudicial ao Betta? Acho que ele desenvolveu hidropsia após iniciarmos essa alimentação... Eu alterava com os famosos "granulos" Ele está com as escamas saladas, de um dia pro outro.

    ResponderExcluir